Prova do ENCCEJA poderá não ocorrer em 2020

Mais uma vez o INEP/MEC adiou a prova do ENCCEJA – A edição 2020 da prova estava marcada para o dia 12 de dezembro, mas foi adiada para 20 de março de 2011 – 20/03/2011.

Em 2020 aconteceu a mesma coisa. Houve a abertura da inscrição, houve a definição do dia da prova, houve a transferência do dia da prova e, finalmente a prova NÃO aconteceu. O MEC/INEP não deu nenhuma explicação aos inscritos sobre o cancelamento da aplicação do ENCCEJA 2020.

Esperamos que desta vez as provas REALMENTE ACONTEÇAM na data em que o INEP está afirmando que acontecerão. É certo que os candidatos que realizarem a prova em março de 2011 já não poderão usar os resultados para dar prosseguimento aos estudos no ano letivo de 2011, pois em março todas as escolas já terão encerrado seu período de matrículas. Isso sem contar que com a aplicação da prova em março, os inscritos e aprovados ainda terão de esperar algum tempo pela liberação dos resultados e do certificado.

O descaso com que o governo está tratando a prova ENCCEJA 2020 parece evidente. Há de se ter um pouco mais de consideração e organização para tratar de algo que envolve a vida de milhares de pessoas.

Provão SUPLETIVO 2020

MEC – Provão Supletivo Ensino Fundamental. O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – termina dia 10/10/2020, as inscrições para o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – A inscrição é grátis.

O inscrito necessitará obter a média mínima exigida no exame para pedir o diploma/certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

Os que fizeram a inscrição ENCCEJA 2020 para a prova, que não aconteceu, e tiverem interesse em participar da prova deste ano (2020) precisa se inscrever de novo, ou confirmar a participação através do site do Inep. É preciso ter pelo menos 15 anos completos na data da aplicação do exame para participar da prova.

As provas acontecerão em 12 de dezembro.

O – CCI – cartão de confirmação de inscrição, informando o local onde acontecerão as provas, deve ser enviado pelo INEP, para o endereço do inscrito, até o dia 16 de novembro. É bom também que se verifique essa informação no sistema de acompanhamento do resultado ENCCEJA 2020 (pela internet) ou pelo telefone do Fala Brasil: 0800-616161.

Os portões dos locais de provas se abrirão às 7h e fecharão às 8h25, para as provas que acontecerão no período da manhã, e serão abertos às 13h e fechados às 14h25, para as provas realizadas no período da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *