Número de candidatos do exame do MEC aumentam

Muitos estudantes e candidatos já concluintes do Ensino Médio passam por isso pela primeira vez em que se inscrevem no ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio tem melhorado cada vez mais sua capacidade já que a cada ano o número de candidatos aumentam significativamente e isto é muito positivo para o MEC (Ministério da Educação). Dentre o mês de Maio e o mês de Junho será divulgado a data do início do processo de inscrição do ENEM 2020 e então você poderá fazer a sua inscrição tranquilamente. Aconselhamos que o quanto antes você fazer, melhor, pois nos últimos dias o sistema poderá ficar congestionado e você pode não conseguir realizar a inscrição.

No site do INEP (http://www.inep.gov.br/) você poderá realizar a inscrição para o ENEM 2020, mas você deverá visualizar que deverá preencher vários campos obrigatórios com seus dados pessoais e familiares, até mesmo seu CPF e RG serão necessários para concluir a inscrição. Mas depois da inscrição tendo sida realizada com sucesso, você terá de pagar uma taxa de inscrição que é gerada via boleto bancário.

Taxa de Inscrição

Muito se especula o valor da Taxa de inscrição do ENEM 2020, mas o que se sabe é uma informação ainda não confirmada, já que o MEC só irá liberar informações a respeito deste e de outros aspectos a partir da metade do mês de Maio. Mesmo assim sabemos hoje que o valor de Inscrição está estimado em R$35,00, um valor que não está nem tão caro nem tão barato, um valor acessível pelas diversas classes sociais. Mesmo assim, há aquelas pessoas vindas de família carente, que necessita de uma possível isenção.

Visto que no ENEM, pessoas de todas as classes sociais se inscrevem, muitos jovens vindos de famílias pobres também se inscrevem na esperança de um futuro melhor. Isso é o diferencial do ENEM, este Exame proporciona a todas as pessoas, não importa sua idade, ou classe social, todos recebem a mesma prova, a mesma avaliação. Então para essas pessoas ou jovens vindos de famílias carentes, há como escapar da taxa de inscrição do ENEM.

Declaração de Carência na Inscrição do ENEM

Então essas pessoas vindas de famílias pobres ou que se enquadrarem na descrição no edital, poderão assim pedir ou solicitar a isenção do ENEM 2020. Mas esse processo se dá ainda no processo de inscrição, antes de concluir a inscrição o aluno ou concluinte deve clicar sobre a opção “Declarar Carência”, assim a pessoa será obrigada a ler os termos, conhecendo-os se sujeitando a tais termos.

Isenção da Taxa de Inscrição do ENEM

Depois que o aluno/concluinte tiver lido os termos e aceitado cumprir com eles, o aluno vai esperar por alguns dias onde serão apurados todas as informações que você enviar para o INEP, e no prazo dado, será consolidada a decisão do INEP em deferir seu pedido (aceitando) ou Indeferir (rejeitando). Se você respeitar tudo o que for exigido e fizer pelos conformes, com certeza você ganhará a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *