Inscrições para financiamento estudantil podem ser feitas a partir da próxima terça-feira

O Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, é um programa que o Ministério da Educação idealizou e que se destina a financiar o ensino superior dos alunos que estão matriculados nos cursos superiores. Os alunos que possuem uma avaliação nos processos instaurados pelo Ministério da Educação podem realizar a Inscrições FIES 2020.

Desde o segundo semestre do ano de 2015 o FIES tem taxa de juros de 6,5% ao ano e não mais os 3,4% como havia sido estabelecido em 2010. Seu período de carência passou para 18 meses enquanto que o período de amortização é 3 vezes o período da duração regular do curso acrescido de 12 meses. Também foi a partir desse período que o financiamento passou a ser 100% e suas inscrições podem ser feitas em qualquer período do ano.

As taxas de juro mais altas possuem o objetivo de realinha-la as condições do cenário econômico atuais e também a necessidade de fazer um ajuste fiscal. Sua Inscrições FIES pode ser feita através do meio eletrônico através do SisFIES que é o Sistema Informatizado do FIES.

Inscrições FIES

Para fazer a inscrição FIES o estudante universitário deve acessar o SisFIES e fazer sua inscrição Fies Seleção que é o Sistema de Seleção do Fies e preencher todos os dados que forem solicitados. Quando é feito o primeiro acesso é preciso informar o CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha para passar a acessar o sistema.

Após isso, um e-mail para validar o cadastro é enviado para a conta que foi cadastrada. A partir de sua validação o aluno pode acessar o Fies Seleção e fazer o preenchimento da Inscrições FIES. O aluno pré-selecionado tem de acessar o SisFies e preencher sua Inscrições FIES. É preciso informar todos os dados do financiamento que deseja.

Datas das Inscrições

Estudantes que já se encontram matriculados em cursos de instituições que participam do FIES podem pleitear o contrato de financiamento estudantil que é custeado pelo governo federal. De acordo com o que foi informado pelo MEC a data para a Inscrições FIES tem início dia 6 de fevereiro e se encerra dia 9 de fevereiro.

O MEC ainda não divulgou o número de vagas, mas Mendonça Filho, Ministro da Educação, garantiu que a quantidade de novos contratos para 2020 deve ser ao menos o mesmo que teve em 2016,

Aditamento FIES 2020

O aditamento FIES 2020 trata-se de uma renovação do contrato de financiamento do Fies. É um procedimento diferenciado que deve ser feito quando o semestre se inicia. Esse tipo de renovação serve para confirmar que o aluno se encontra em situação regular na instituição de ensino escolhida para estudar e que fez a solicitação do financiamento estudantil. Além do mais, é possível corrigir ou fazer alguma alteração nos dados do contrato.

A CPSA, Comissão Permanente de Supervisão e de Acompanhamento, de cada instituição é que conduz todos os processos. O prazo determinado para que seja feito o aditamento FIES 2020 é definido por cada faculdade e dentro das regras que o Ministério da Educação estabelece. O processo é realizado por meio do SisFies e é obrigatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *